Instagram

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

CompreSempreBem

27 de abr. de 2016

SP vai barrar ações na Justiça que pedem por medicamentos e ?excentricidades?

Fonte: Brasileiros
Medida vem após pedido de prisão de secretário por descumprimento de ação judicial. Ofensiva contra judicialização terá parceria com a USP e deverá combater pedidos excêntricos, informa Secretária de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu criar uma comissão para conter ações na Justiça que pedem por medicamentos -em sua maioria, não cobertos pelo SUS, só vendidos no Exterior ou em fase experimental, sem a total eficácia comprovada. Hoje, o o governo do Estado de São Paulo gasta cerca de R$ 1 bilhão por ano para atender a essas demandas -valor acima de todo o atendimento do SUS em assistência farmacêutica, que é da ordem de R$ 600 milhões. Ainda, do total de receitas atendidas via ação judicial, 69% são de médicos da rede privada de saúde.
Outra justificativa para a medida, além dos altos custos, são ações que a secretária considerou serem abusivas. A ofensiva contra a judicialização vem logo após um pedido de prisão do secretário de Saúde, David Uip, por descumprimento de ação judicial que pedia o fornecimento do canabidiol,  um dos princípios ativos da cannabis sativa utilizado para epilepsias graves.
O Ministério Público de Marília alegou que os pacientes corriam risco de morte, mas a secretaria disse que apenas estava cumprindo o prazo da Anvisa de importação. 
Para combater o avanço da judicialização e o que a secretária de Saúde considerou uma medida “abusiva”, o governo criou uma parceria com a USP para que a instituição emita parecer sobre os pedidos. A universidade deverá levar em conta a conformidade das atuais políticas públicas de saúde e a eficácia dos medicamentos. 
Assim, será possível comprovar, junto ao Poder Judiciário, os casos em que não há evidência clínica sobre a eficácia do medicamento reclamado em juízo. Ainda, a USP irá verificar se não há terapia alternativa prevista na lista federal da  Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) ou quando as decisões tratarem de itens não ligados à terapia medicamentosa. Outras universidades, no interior do Estado, poderão ser acionadas para participar do processo. 
Além de frear ações como essa, a nota da Secretária de Saúde, diz que a medida também visa conter o cumprimento de alguns mandados judiciais com pedidos que nem sempre tem conexão com o tratamento dos pacientes. Por meio de ações na Justiça, são pedidos  sabão, absorventes íntimos, pilhas alcalinas, amido de milho, álcool gel, achocolatados diet e outros.  
A secretária informa que são pelo menos 83 itens não ligados à terapia medicamentosa de pacientes.
Somente de fraldas são 57 tipos de marcas e tamanhos diferentes, para adultos, crianças e adolescentes.
 
Ofensiva na Justiça e queixas formais
A Secretaria informa que irá estreitar o diálogo com o Judiciário, mas que nos “casos de decisões arbitrárias e abusivas”, queixas formais serão realizadas pela pasta junto ao Conselho Nacional de Justiça.
Como abusiva, a secretaria citou como exemplo o pedido de prisão, que não levou em conta prazos de importação estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 
“Uma juíza da região de Bauru chegou a estabelecer prazo de 48 horas, sob ameaça de pedir a prisão do secretário, caso o mesmo medicamento, que leva atualmente mais de três meses para ser importado, conforme as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não chegasse para paciente do município de Ourinhos, no interior paulista”, diz a nota da secretária de Saúde.

1 de abr. de 2016

Vai fazer uma tatuagem? Fique atento para não se arrepender depois


Desenhos malfeitos, tinta fora dos padrões de qualidade, mensagens e desenhos que não representam mais a atualidade podem gerar arrependimentos quando o assunto é tatuagem
Se você pretende fazer uma tatuagem é preciso estar atento a dois aspectos:
1) leve em conta que estará marcando sua pele para vida toda e  que o processo de remoção, atualmente, é caro e complicado.
2) Fique atento para não gerar nenhum dano à sua saúde.
Sendo assim, destacamos algumas dicas e cuidados para quem planeja tatuar a pele.
No que se refere à decisão de fazer a tatuagem, para evitar futuros arrependimentos, especialistas recomendam conversar antes com pessoas de diferentes faixas etárias que tenham tatuagem. Outra dica é pesquisar bastante sobre tipos de tatuagem e analisar com cuidado o que você gostaria de fazer, evitando nomes de namorado (a), marido (a) ou qualquer outro tipo de frase que possa causar algum tipo prejuízo emocional com o passar do tempo.
Riscos e cuidados vinculados à Saúde
Ao fazer a tatuagem, verifique se o tatuador faz a limpeza, desinfecção e/ou esterilização dos materiais não descartáveis, se utiliza luvas e agulhas de uso único, se as tintas são fracionadas para cada cliente, além de questões que envolvam a higiene do local. Esses são os principais cuidados para evitar contaminações e transmissão de doenças como a AIDS, Hepatites B e C, entre outras. Veja todos  cuidados recomendados pela a Anvisa.
Escolha um profissional de confiança
Faça uma pesquisa sobre o tatuador com amigos próximos e nas redes sociais e se possível, visite o local previamente e peça para ver os trabalhos já realizados pelo profissional.
No que se refere ao estabelecimento onde será realizado o procedimento, fique atento para informações que atestem que o estúdio segue as condições de funcionamento adotadas pela Anvisa, tais como: lavatório exclusivo para higienização das mãos com água corrente, instalações  sanitárias em  bom  estado  de  conservação, boas condições de iluminação e ventilação natural ou artificial, entre outras. Não se esqueça de verificar também se o local possui licença de funcionamento, assim, a chance de enfrentar futuros problemas será menor.
Vale ressaltar que o estabelecimento deverá ser afixar, em local visível, um quadro contendo esclarecimentos acerca dos riscos e de implicações relacionadas ao procedimento.
Cuidados referentes à cicatrização
Após a realização do procedimento, o consumidor deve receber por escrito, as orientações sobre limpeza e higienização da área tatuada e os cuidados para garantir a correta cicatrização da área.
Desconfiou de algo, ou enfrentou algum problema?
A tatuagem é considerada uma prestação de serviço. Caso fique caracterizada a má execução do serviço ou problemas de saúde recorrentes do procedimento, o consumidor tem direito à reparação do dano. Nesse caso ou se identificar alguma irregularidade, encaminhe uma denúncia à Agência Nacional de Vigilância Sanitáriae/ou ao Procon mais próximo.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 

24 de mar. de 2016

PROCON ESTA MULTANDO ESTACIONAMENTOS POR IRREGULARIDADES!

 
Notícias
Procon multa estacionamentos em R$ 231 mil por irregularidades no CE 
imagem transparente

Estacionamentos cobravam multa pela perda de tíquetes.
Cobrança de valor fixo pela comanda perdida em restaurante é proibida.

 
 
 
 
Procon Fortaleza autua estacionamento de shoppings por irregularidades (Foto: Procon/Divulgação)
Procon Fortaleza autua estacionamento por irregularidades (Foto: Procon/Divulgação)

Vinte estacionamentos de Fortaleza  foram multados em um total R$ 231 mil pelo Procon Fortaleza por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com o Procon, os estabelecimentos cobravam multa pela perda do tiquete e ainda exibiam placas e cartazes que retiram a responsabilidade dos estacionamentos em relação ao veículo ou aos objetos deixados no interior do automóvel.

A maioria dos estacionamentos multados são de shopping centers e redes de supermercados da capital cearense. As multas variam de R$ 7 a R$ 17 mil, de acordo com o porte econômico da empresa, reincidência e pela infração ao código. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo aplicativo do órgão.

Outra reclamação de consumidores diz respeito a placas e cartazes que retiram a responsabilidade dos estacionamentos em relação ao veículo ou aos objetos deixados no interior do automóvel. Para o Procon, os avisos de placas e cartazes é uma tentativa de transferir a responsabilidade pela guarda de objetos e veículos ao consumidor, uma vez que cabe ao estacionamento prestar o serviço e tomar todos os cuidados necessários com os veículos e ainda com objetos no interior dos mesmos.
Consumidores chegaram a relatar que passavam por situações de constrangimento para que pagassem o valor pela perda do tíquete. Alguns estabelecimentos chegavam a cobrar até R$ 70 pela perda do cartão ou comanda.
"A cobrança é abusiva, pois cabe ao fornecedor cuidar do tempo de permanência do consumidor no estacionamento", revela a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos. Ela explica ainda que o CDC veda essa cobrança e classifica-a como abusiva.

Comanda
A cobrança pela perda da comanda de consumação em bares, restaurantes e casas de shows também é abusiva, segundo o Procon. Caso o consumidor seja constrangido ou impedido de sair do estabelecimento, o Procon orienta que seja feito o pagamento do valor, mesmo que indevido, guardando o cupom fiscal ou recibo. Em seguida, o consumidor deve registrar uma reclamação no Procon Fortaleza, pedindo a devolução em dobro. O Poder Judiciário também pode ser acionado para indenização de danos morais e materiais.


Fonte: G1

18 de mar. de 2016

FALANDO DE DINHEIRO SEM TABU?


Notícias


Quebrando o tabu: a importância de falar de dinheiro 17/03/2016
imagem transparente

Nos casos mais graves, os pródigos estão sujeitos até a interdição

A crise tem nos feito (re)pensar nossa relação com o dinheiro. Conversamos mais sobre isso com amigos, vizinhos e parentes e trocamos experiências (positivas e negativas). Conversar sobre dinheiro ainda é um tabu. Na frente de crianças, alguns até perdem o fôlego para tratar desse assunto. Pode não ser fácil, mas esse tema deve ser abordado dentro das famílias desde cedo. Afinal o dinheiro e suas limitações devem ser compreendidos desde cedo pelas crianças. Não adianta fantasiar que se pode ter tudo, pois, na realidade, não se pode.

Entender essa complexidade é bom para o futuro das crianças e evita o surgimento de uma legião de adultos endividados pelos mais variados motivos. Dentre eles, chamo a atenção para os esbanjadores, perdulários ou pródigos. São pessoas que parecem que vivem numa realidade distante. A coisa está apertada para todos e eles continuam num padrão de consumo além das possibilidades e sem condição nenhuma de ser sustentado no futuro. São pessoas que não se preocupam com o dinheiro e com o futuro em nenhuma intensidade. Deixam isso para outras pessoas ou para “depois”. Isso acaba sendo desastroso.

Nos casos mais graves, os pródigos estão sujeitos até a interdição. Isso ocorre, pois podem acabar com o patrimônio todo de uma vida num ato só. Não pensam nas consequências e acabam tendo que ser interditados, sob pena de se dizimarem financeiramente de uma hora para a outra. Essas pessoas caminham, de uma forma derradeira, para o precipício financeiro. Cedo ou tarde a realidade de que o dinheiro não aceita desaforo vai surgir e cobrar um preço muito caro de quem tenta desafiá-lo.

A experiência tem demonstrado que o respeito ao dinheiro, gostando ou não dele, é uma necessidade de sobrevivência de todas as pessoas. Por mais que seja interessante se apropriar do cheque especial e do cartão de crédito como um "aumento de renda", isto é equivocado e trata-se de uma prática comum que pode levar você a um futuro desse sofrimento. Com o passar dos anos, aumentam sensivelmente, por exemplo, as despesas com saúde de forma quase astronômica e quem não se preparou lá atrás pode passar por momentos de sufoco, tendo que depender de familiares ou terceiros para suas necessidades mais imediatas. 

Recentemente uma matéria num jornal de ampla circulação no Brasil que os custos dos planos de saúde triplicarão nos próximos quinze anos.
As pessoas que gastam mais do que ganham acabam entrando numa espiral muito negativa para o futuro. Ao invés, de investirem, elas passam a ser reféns de cartão de crédito e cheque especial. Isso, talvez, não cause muito prejuízo no curto prazo, mas para os que fazem isso de uma forma contínua, o tempo chega e cobra um preço incrivelmente alto pelo mau uso do dinheiro. É muito comum caso de pessoas que tinha muito dinheiro há 20, 30 anos e hoje estão na rua da amargura por falta de educação financeira.

Não caia nessa armadilha também. Fique atento e proteja o seu dinheiro hoje e também o seu futuro financeiro de médio e longo prazo. O dinheiro não aceita desaforo. Não duvide disso.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

10 de mar. de 2016

Participe da pesquisa do Idec sobre gordura trans!


Notícias
Participe da pesquisa do Idec sobre gordura trans! 


Os dados coletados serão apresentados em audiência da Anvisa que vai discutir riscos da gordura trans em alimentos industrializados  
 
O Idec quer saber a opinião e conhecimento dos consumidores sobre o uso de gordura trans em alimentos. Para isso, desenvolveu um formulário de pesquisa online para coletar dados, já que não existem estudos desse tipo no Brasil. A pesquisa, disponível neste link, fica aberta até 22 de março. 
 
Os resultados serão apresentados no dia 28 de março em uma audiência pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vai discutir o impacto do consumo da gordura trans em produtos industriais e alternativas regulatórias disponíveis. 
 
Em 2014, a agência de segurança alimentar dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), decidiu banir a gordura trans artificial do país, por considerar que ela não é segura para consumo. 
 
No Brasil, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) já se manisfestou apoiando a decisão norte-americana e defendendo que o Brasil siga o mesmo exemplo. 
 


Fonte: Idec


http://www.idec.org.br/em-acao/revista/emprestimo-amarrado/materia/a-gordura-trans-que-voce-no-ve


9 de mar. de 2016

Notícias Você sabe o que é garantia estendida?


Notícias
Você sabe o que é garantia estendida? 
07/03/2016


imagem transparente

Ela é simplesmente um serviço pago e inserido na compra de bens duráveis, como a geladeira. Se bem usado, é um grande aliado para o consumidor
A semana começou com uma boa notícia para o consumidor com dúvidas sobre a chamada garantia estendida, o seguro mais vendido no varejo em geral – serviço ainda desconhecido por alguns. É que a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) e a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) lançaram cartilhas, tanto para o varejo quanto para o consumidor, a respeito do assunto.

Em suma, garantia estendida é um seguro pago e que passa a ter validade após o fim da garantia do fabricante. Leia abaixo algumas informações úteis sobre essas garantias.
No caso da cartilha voltada para o consumidor, ela leva o nome de “Entenda o Seguro de Garantia Estendida: orientações para o consumidor”. Essa versão aprimorou a distribuição dos dados e levou em consideração algumas sugestões do consumidor. “Ela teve uma mudança completa na comparação com a primeira cartilha, de 2011. Nessa versão, nós pegamos todas essas informações e colocamos dentro de um conteúdo único, levando a informação que o consumidor pediu e procurou durante esse período”, diz Allan Rocha, presidente da comissão de garantia estendida da FenSeg e superintendente de seguros na Zurich Brasil seguros.

Demais informações estão no site: http://www.osegurogarantiaestendida.org.br
Fonte: FenSeg e CNSeg

8 de mar. de 2016

Notícias Dicas para economizar gás de cozinha


Notícias
Dicas para economizar gás de cozinha 
07/03/2016
imagem transparente


Mudanças simples de hábitos podem ajudar em grandes economias no dia-a-dia. Na hora de cozinhar, por exemplo, é possível economizar o gás, e assim evitar desperdícios de recursos naturais, e ainda poupar dinheiro. Conheça algumas dicas que podem te ajudar, listadas pelo site Eco Consciente.
Matéria do site EcoDesenvolvimento

Escolha a boca certa
Não use uma panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais.
Tampe bem as panelas
Durante o cozimento, mantenha as panelas sempre bem tampadas para aproveitar melhor o calor.
Prefira panelas de pressão
Sempre que possível, use panelas de pressão, que cozinham os alimentos em temperatura mais alta e, portanto, consomem menos gás. Use panelas de pressão com a certificação do Inmetro. A válvula de alívio deve estar desobstruída e a borracha de vedação em bom estado. Faça manutenção periódica da sua panela no serviço autorizado do fabricante.
Atenção para as chamas
As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás. Mantenha os queimadores sempre limpos, lavando-os com água e detergente. Coloque-os no lugar somente quando estiverem completamente secos e verifique se estão corretamente acoplados.
Coma na mesma hora
Procure programar o horário das refeições da sua família para reduzir a necessidade de reaquecer os alimentos.
Evite abrir o forno
Evite abrir com frequência a porta do forno quando ele estiver funcionando e diminua a chama quando o forno chegar à temperatura desejada. O forno gasta o equivalente a dois ou três queimadores comuns.


Fonte: Universo Jatobá

7 de mar. de 2016

Notícias Procon ganha ação na Justiça contra CVC, Dell computadores e Lojas Cem

  
Notícias
Procon ganha ação na Justiça contra CVC, Dell computadores e Lojas Cem 
04/03/2016
imagem transparente

Empresas foram proibidas de veicular propagandas colocando o preço da parcela em tamanho maior do que o valor à vista

franquias, kumon, am pm, jet oil, hoken, br mania, cvc, dia %, ótica diniz, ccaa, ótica carol
As empresas CVC, Dell computadores e Lojas Cem foram derrotadas pelo Procon Estadual em ação civil pública. Agora, estas companhias estão proibidas de colocar, em suas propagandas, o preço da parcela no pagamento a prazo em tamanho maior do que o valor à vista, segundo determinação da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Foi considerado que essa prática induz o consumidor ao erro, indo contra o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei Estadual 6.419/2013. O eventual descumprimento da sentença gera multa diária de R$ 5 mil.
Procurada pelo iG, a Dell se pronunciou dizendo que não vai comentar sobre o assunto no momento.
Apesar da decisão confirmar uma liminar que o Procon Estadual já havia obtido anteriormente, em 30 de janeiro de 2015, as empresas ainda têm permissão para recorrer.
Na última quarta-feira, o Procon Estadual já havia autuado empresa Pina Resende Comércio, Importação e Exportação, dona do site Oferta Melhor, pelo mesmo problema. Foram dados 15 dias úteis para a apresentação da defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos apresentados não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, a empresa será multada.


Fonte: Brasil Econômico

24 de fev. de 2016

Procon-SP orienta consumidores sobre falência da Mabe

Procon-SP orienta consumidores sobre falência da Mabe

Fonte: Educa Procon SP


Com a falência judicial da empresa Mabe Brasil Eletrodomésticos Ltda., fabricante responsável pelas marcas Continental, Dako, GE, BSH e Bosch, decretada, em 10/02/16 (Processo 0005814-34.2013.8.26.0229, em trâmite na 2ª Vara Judicial da Comarca de Sumaré - Foro Distrital de Hortolândia – SP), o Procon-SP orienta consumidores o que fazer em caso de problemas:
 
Produtos dentro da garantia legal ou contratual
 
O consumidor que tiver um produto destas marcas que apresente algum problema poderá procurar o lojista/comerciante no qual adquiriu a mercadoria, dando preferência pela troca por outra de fabricação diversa ou o cancelamento da compra com restituição dos valores pagos. É importante ter a nota fiscal de compra e ordens de serviços anteriores para facilitar o atendimento.
 
Produtos ainda não entregues
 
Se o consumidor adquiriu produto de uma destas marcas e ainda não foi entregue, pode procurar o lojista/comerciante no qual adquiriu a mercadoria e solicitar a troca por outra de fabricação diversa ou o cancelamento da compra com restituição dos valores eventualmente pagos.
 
Nestes dois casos, não havendo solução junto ao comerciante, o consumidor poderá registrar reclamação junto ao Procon de sua cidade.
 
Produtos fora da garantia
 
Quando o produto estiver fora da garantia, houver falta de localização de assistência técnica e falta de peça de reposição etc., o consumidor deverá constituir um advogado para habilitação de seu crédito junto à massa falida.
 
As pessoas lesadas pela falência ou fechamento podem também obter informações sobre a empresa na junta comercial, com objetivo de identificar os sócios ou proprietários e a consequente desconsideração da personalidade jurídica pelo judiciário para ressarcimento de prejuízos, se for o caso.

Pechinchar é forma eficaz de economia na crise

Pechinchar é forma eficaz de economia na crise

Fonte: Correio Popular


Você é uma daquelas pessoas que sempre pedem desconto nem que seja de centavos e sabe bem a diferença de dez vezes sem juros no cartão com o real preço à vista de um produto? Se a resposta foi sim, parabéns: sua forma de consumo está na moda e é uma poderosa arma para economizar (e não apenas em tempos de crise).
A jornalista Carla Akl, de 30 anos, é um exemplo de que a pechincha deve ser uma regra e não uma exceção no dia a dia do consumidor. Descendente de árabes, ela conta que desde pequena está acostumada a ver toda a família negociar na hora de comprar.
“Faz parte da cultura da minha família pechinchar. Meu avô tinha uma loja e minha mãe trabalhou com ele. Então, na minha casa sempre negociamos, sempre vemos margem de negociação”, diz.
Ela afirma que, muitas vezes, a questão nem é a redução de preços, mas sim agregar valor ao produto que está sendo adquirido. “Um bom exemplo é a compra de um veículo. Os carros saem das fábricas praticamente sem nenhum acessório. Então, sempre procuro negocia na concessionária a inclusão desses acessórios. Não há motivo para pagar caro em um produto apenas básico”, ensina.
Carla pontua que não há fórmula mágica na hora de negociar. “Eu compro muito à vista e isso ajuda bastante. Mas é preciso ser educado e mostrar para o lojista que há vantagens para os dois lados na negociação”.
O advogado José Ernesto, de 70 anos, é um pechinchador nato. “Às vezes, deixo de comprar se a loja não dá desconto, por exemplo, no pagamento à vista. Pechincho mesmo. Não vou pagar mais caro para bancar para os lojistas as taxas de administração de cartão de crédito que eles têm que pagar para financiar as compras a prazo”, afirma. A mulher dele, Márcia Ernesto, de 68 anos, confirma a fama do marido - que briga até por centavos de desconto. “E quer saber? Sempre dá certo”, comenta.
Na casa da aposentada Teresa Viana, de 64 anos, também é o marido que exige descontos e outras vantagens na hora de comprar. “Nem preciso pechinchar, meu marido sempre faz isso. Ele pede desconto, procura promoções, pesquisa preços”.
Estratégia 
O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, afirma que com a crise os brasileiros estão buscando por mais descontos e promoções. “Como a crise atingiu o bolso de todo mundo, os brasileiros estão pechinchando mais e querendo mais descontos”, diz.
Ele ressalta que o aumento da inflação e o medo do desemprego fazem com que o brasileiro comece a adotar novas medidas. “A população está mudando os hábitos de consumo e economizando nas contas”, comenta.
Ele observa que as mulheres é que organizam o “ajuste fiscal” doméstico. “Ela é quem decide onde cortar os gastos da casa e ela é quem busca os melhores preços para garantir mais economia. Por causa do encolhimento da renda, muitas famílias estão fazendo um rodízio de contas - deixam de pagar a de água, luz e condomínio por um curto período e priorizam as que têm juros mais altos, como o cartão de crédito, por exemplo”, afirma.
Meirelles pontua que os brasileiros estão aprendendo a pechinchar na hora de comprar e também com os prestadores de serviços. “Os brasileiros estão pechinchando muito os preços dos produtos. No supermercado, por exemplo, levam o folheto da concorrência para conseguir desconto. Na feira, pedem a chamada ‘dúzia de 13’. É o jeitinho brasileiro de economizar”, diz.
A economista do Instituto de Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, afirma que em países do Oriente Médio é cultural pedir descontos na hora de comprar. “Mas no Brasil, a facilidade de crédito deixou o consumidor acostumado a pagar a prazo e deixar de lado a boa prática da pechincha. Agora, os consumidores devem voltar a apostar nas compras à vista e aproveitar as promoções”, comenta.
Ela aconselha o consumidor passe a fazer poupança, ainda mais em tempos de crise, para privilegiar as compras à vista. “Não há pagamento parcelado sem juros e com o mesmo valor de uma compra à vista. O consumidor deve economizar para pagar à vista, exigir descontos e fazer valer o seu dinheiro”.
A economista orienta ainda que os consumidores adotem medidas como planejar o orçamento doméstico, evitar gastos desnecessários, buscar promoções e pesquisar preços antes de comprar.
“Hoje, dá para negociar os preços em muitos setores, como vestuário, calçados, decoração, veículos e até imóveis”, conclui.

Nove em 10 brasileiros cortaram gastos
O Instituto Data Popular realizou uma pesquisa com 3.500 pessoas em 153 cidades do País no ano passado mostrando quais as estratégias usadas para gastar menos. O resultado do levantamento mostra que nove em cada dez brasileiros consumiram menos no ano passado.
De acordo com os dados, 65% dos entrevistados deixaram de viajar para o Exterior; 63% não compraram a casa ou o carro que pretendiam adquirir e 48% não compraram o carro.
O levantamento aponta ainda que 42% dos consultados no estudo fizeram rodízio para o pagamento de contas, deixando de pagar um débito para cobrir outro. Na pesquisa, 68% das pessoas informaram que fazem “bico” para conseguir uma renda extra e 48% fazem hora extra para elevar o salário. 

11 de fev. de 2016

SEGUNDO PROJETO DE LEI 8022/14 CNH E CRLV PODEM DEIXAR DE SER OBRIGATÓRIOS! CLIQUE E CONFIRA

O porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode deixar de ser obrigatório.


O porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode deixar de ser obrigatório, segundo o Projeto de Lei 8022/14, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
De acordo com as autoras do projeto, a ex-deputada Sandra Rosado e a deputada Keiko Ota (PSB-SP), as autoridades de trânsito têm sistemas online, que permitem a verificação instantânea da situação do condutor e do veículo, mesmo que o motorista não esteja portando a CNH ou o documento do carro.
Ainda segundo o projeto de lei, em caso de impossibilidade de consulta ao banco de dados, a multa e a pontuação na carteira devem ser canceladas se o condutor apresentar em 30 dias a CNH e/ou o comprovante de pagamento do licenciamento.
Para ser aprovado na Comissão de Viação e Transportes, uma emenda foi adicionada ao projeto, tornando obrigatório o porte de outro documento legal de identificação do condutor. O texto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

MANGUEIRA CAMPEÃ BRILHA NO CARNAVAL 2016

Mangueira é a campeã do carnaval do Rio 2016

10 de fevereiro de 2016 | 17h 39
Mangueira é a campeã do carnaval do Rio
A Estação Primeira de Mangueira acaba de ser anunciada como a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2016, com 269,8 pontos. Com o enredo “Maria Bethânia- a menina dos olhos de Oyá”, a escola homenageou a cantora Maria Bethânia na segunda-feira (8) no sambódromo da Sapucaí. Este é o 18° título da escola, que ganhou pela última vez em 2002.
A escola Unidos da Tijuca ficou em segundo lugar.
O anúncio das notas das escolas em nove quesitos foi feito esta tarde na Praça da Apoteose, na seguinte ordem: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços.
As doze escolas que desfilaram pelo Grupo Especial no Rio de Janeiro foram: Estácio de Sá, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro, Grande Rio, São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.
A pior colocada do Grupo Especial foi a Estácio de Sá e será rebaixada. 
FONTE: Agência Brasil

9 de fev. de 2016

IMPÉRIO DE CASA VERDE GRANDE CAMPEÃ DO CARNAVAL SP 2016

CAMPEÃ DO CARNAVAL SP 2016 IMPÉRIO DE CASA VERDE



 Império de Casa Verde, com 269,4 pontos, conquistou o título de  campeã do Grupo Especial de São Paulo. Com o enredo “Império dos Mistérios”, a escola levou carros grandiosos para o Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo.
A escola campeã, que disputou o título com outras 13 agremiações, desfilou com o enredo O Império dos Mistérios. A escola mostrou as civilizações antigas e mitos das sociedades perdidas.

Tumulto
O anúncio das notas no Palácio do Anhembi foi interrompido duas vezes e a polícia teve de intervir para acalmar os ânimos. Um integrante da escola Unidos de Vila Maria foi preso. 
A vices-campeã foi a Mocidade Alegre, com o tema Ayo – A alma ancestral do samba, com 269,1 pontos.
As escolas com as piores notas na apuração de hoje, Pérola Negra (264 pontos) e X-9 Paulistana (263,9 pontos), foram rebaixadas.
A apuração das notas das escolas do Rio de Janeiro e o anúncio da campeã do carnavalcarioca acontecem amanhã (10) à tarde.
Veja a classificação final das escolas de samba de São Paulo:
1 -Império de Casa Verde - 269,4 pontos
2 - Mocidade Alegre - 269,1 pontos
3 - Acadêmicos do Tatuapé - 269,1 pontos
4 - Vai Vai - 268,8 pontos
5 - Dragões da Real - 268,4 - pontos
6 - Unidos da Vila Maria - 268,4 - pontos
7 - Gaviões da Fiel - 268,3 pontos
8 - Águia de Ouro - 268,2 pontos
9 -  Nenê de Vila Matilde - 268 pontos
10 - Rosas de Ouro - 267,6 pontos
11 - Acadêmicos do Tucuruvi - 267,6 pontos
12 - Unidos do Peruche - 264,7 pontos
13 - Pérola Negra - 264 pontos
14 - X-9 Paulistana - 263,9 pontos