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CompreSempreBem

15 de dez. de 2018

Confira dicas sobre que cuidados tomar ao contratar ofertas e promoções de Natal

Confira dicas sobre que cuidados tomar ao contratar ofertas e promoções de Natal

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    Publicado: Sexta, 14 de Dezembro,2018
    Mais de 110 milhões de brasileiros planejam ir às compras neste Natal, gerando uma movimentação de cerca de R$ 50 bilhões na economia do país, segundo projeta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Aproveitando as comemorações de fim de ano, empresas de telecomunicações também lançam descontos e ofertas especiais para os consumidores. Mas é preciso que os usuários fiquem atentos aos seus direitos ao comprar um celular novo ou contratar um serviço do setor. Pensando nisso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) preparou algumas dicas.
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    Existem promoções que oferecem desconto apenas para as primeiras mensalidades do plano. Se o consumidor se deparar com um caso assim, é preciso verificar durante quantos meses ele pagará por um valor mais baixo. A recomendação é perguntar à prestadora como fica o valor mensal depois que terminarem os meses com preço promocional. Quem estiver pensando em contratar o serviço deve avaliar se o valor não promocional se encaixa no seu orçamento.
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    Também é importante sempre conferir se o contrato é com fidelização ou não. É comum que, em troca de descontos no aparelho ou outros benefícios, o consumidor fique vinculado por um ano à operadora. A multa por quebra de fidelização deve ser proporcional ao tempo restante e ao benefício recebido. A dica é pedir para ver o regulamento da promoção e o contrato antes de fechar negócio. Esses documentos trazem outras informações importantes e a prestadora tem a obrigação de entrega-los no momento da venda. Outra sugestão é que o usuário guarde uma cópia disso consigo, para relembrar detalhes do contrato ou caso venha a precisar posteriormente.
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    Somado a isso, é essencial procurar tirar todas as dúvidas antes de realizar a contratação. Uma forma de otimizar esse processo é anotar as perguntas para não esquecer. A prestadora deve sempre informa com clareza todas as condições relativas ao serviço. Com essas orientações em mente, o consumidor estará mais seguro para fazer valer os seus direitos.
    Para saber mais sobre esse e outros assuntos, veja mais dicas sobre os serviços de telecomunicações na série Anatel Explica.
    Fonte:http://www.anatel.gov.br/consumidor

    1 de jun. de 2018

    DENUNCIE SOBRE A COBRANÇA ABUSIVA DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS!

    Greve dos caminhoneiros

    01/6/2018

    Direitos do consumidor não estão suspensos

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    A Fundação Procon- SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com apoio da ANP, reforça a fiscalização sobre postos de combustíveis visando combater práticas abusivas e o comércio de combustíveis adulterados.
    Desde última quinta-feira a Fundação Procon-SP recebeu - através do site, redes sociais e telefone 151 - 1.569 atendimentos referentes ao aumento nos preços de combustíveis.
    Alertamos que o Procon fiscaliza a “prática abusiva” e não os preços, visto que não existe tabelamento.  A “prática abusiva” se configura quando há um aumento injustificado.
    Em um primeiro momento as empresas são notificadas para apresentar documentação sobre os preços de fornecedores e os praticados, além da justificativa para elevação dos preços. Após análise da documentação o estabelecimento poderá ser multado com base no seu faturamento.
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    ALERTA
    A greve dos caminhoneiros não elimina direitos dos consumidores, mas exige bom senso de todos. Importante lembrar que:
    - o desabastecimento não é uma infração, especialmente no cenário atual;
    - a limitação da venda de produtos por alguns estabelecimentos é aceitável quando o objetivo for atender o maior número de consumidores.
    - No caso de cancelamento de shows, o consumidor tem direito de ser ressarcido, incluindo as taxas de conveniência.
    - Nos casos de viagens aéreas canceladas ou atrasadas, o consumidor deverá ter seus direitos garantidos e as companhias deverão investir na comunicação e assistência para reduzir os inevitáveis prejuízos que o consumidor possa ter.
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    Recomendação
    - Evite estocagem de alimentos. Isso contribui para o desabastecimento e aumento dos preços. Compre o essencial e necessário apenas.
    - Jamais fazer estoque de combustível para não colocar a família e   vizinhos em risco.
    - Evite deslocamentos desnecessários até que a situação seja normalizada
    - Procure informar-se antecipadamente sobre a normalidade das partidas em aeroportos e terminais rodoviários.
    A Fundação Procon, nas cidades com DDD 011, oferece o telefone 151 para esclarecimento de dúvidas.  Outros casos poderão ser registrados à distância através do site www.procon.sp.gov.br.
    Fonte: PROCON-SP


    28 de abr. de 2018

    VAMOS DOAR SANGUE !


    Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 

    28/04/2018

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    Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. A Campanha tem como objetivo reafirmar a importância do ato e incentivar novos voluntários
    Reforçar a importância da doação, sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes são os objetivos da Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2017. Com o Slogan “Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa”, a campanha foi lançada nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da solenidade realizada no Hemocentro de Brasília (FHB). 
    “Uma das prioridades do Ministério da Saúde é manter os estoques de sangue abastecidos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas”, destacou o ministro, nesta quarta-feira, durante sua participação no evento. “Faremos uma ampla campanha para estimular a doação de sangue. O objetivo é mobilizar a sociedade e ampliar o número de doadores no Brasil”, acrescentou Ricardo Barros.
    Confira a apresentação da Campanha
    Confira o jingle da Campanha
    No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue. Ao todo, existem no país 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta. Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) - de pelo menos 1% da população - o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar a taxa.
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    “O sangue é insubstituível. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substituir o sangue. E quem precisa, só consegue graças à generosidade de quem doa. O importante é doar regularmente, pois com o frio e a seca, a tendência é diminuir os estoques”, explicou o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag.
    A expectativa para este ano é reforçar a importância dessa atitude. Para isso, a campanha, que começa a ser veiculada a partir desta quarta-feira (14), contará com jingle, vídeo e peças para redes sociais, além da distribuição de material gráfico nos estabelecimentos de saúde de todo país. 
    “A campanha publicitária é de grande relevância, pois é preciso lembrar que sempre há uma vida para salvar. Nestes 27 anos que frequento o hemocentro tenho sido recebido com sorriso. O acolhimento é muito gratificante para quem doa um minutinho do seu tempo para salvar alguém”, disse o doador brasiliense Hélio Fonseca, que acumula mais de cem doações no hemocentro. 
    BAIXA NOS ESTOQUES - No mês de junho, o Ministério da Saúde vem identificando uma modificação da rotina dos doadores de sangue, em decorrência das proximidades com as férias escolares, dos feriados de São João e mudança de estação. Tudo isso tem ocasionado uma baixa nos estoques de sangue no Brasil. A campanha visa uma mudança desse cenário, incentivado e fortalecendo a doação de sangue no país.
    O perfil dos doadores de sangue se mantém estável ao longo dos últimos anos. Do total de doadores, 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O maior percentual está na faixa etária a partir dos 29 anos, com 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42%.
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    CONDIÇÕES PARA DOAR - No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.
    A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
    A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.
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    REFERÊNCIA - O Brasil é referência em doação de sangue na América Latina, Caribe e África. Desde 2009, a experiência brasileira é utilizada em cooperações técnicas com mais de 10 países para o fortalecimento e desenvolvimento da promoção da doação voluntária de sangue, qualificação da atenção integral à pessoa com Doença Falciforme e aperfeiçoamento da produção de hemocomponentes. Honduras, El Salvador e República Dominicana são exemplos de parceiros em projetos para o fortalecimento da doação voluntária de sangue.
    Em 2016, o Ministério da Saúde, investiu mais de R$ 1 bilhão na rede de sangue e hemoderivados (hemorrede). Os recursos foram destinados ao fortalecimento da rede nacional do SUS para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da Hemorrede, além do fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes. Os investimentos incluem ainda a qualificação dos programas de atenção integral à pessoa com Doença Falciforme e aperfeiçoamento da produção de hemocomponentes.
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    Notícias


    Funcionamento da Pró-Sangue no feriado do dia do trabalho

    Horário dos postos será alterado nesse feriado prolongado 

    Devido à celebração do Dia do Trabalho, comemorado em primeiro de maio, a Pró-Sangue terá algumas alterações no seu horário de atendimento. 

    Abaixo, segue horário de atendimento de cada posto durante o feriado. Para mais informações, ligue para o Alô Pró-Sangue: 0800-55-0300.

    ATENDIMENTO NO FERIADO

    28 de abril, sábado
    Posto Clínicas: das 8 às 17 horas*
    Posto Barueri: fechado 
    Posto Dante: fechado
    Posto Mandaqui: fechado
    Posto Osasco: das 8 às 16 horas
    (*o atendimento é limitado para 380 candidatos e após atingir esse número, o cadastro é encerrado)

    29 de abril, domingo
    Posto Clínicas: fechado
    Posto Barueri: fechado 
    Posto Dante: fechado
    Posto Mandaqui: fechado 
    Posto Osasco: fechado

    30 de abril, segunda-feira (emenda)
    Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
    Posto Barueri: das 8 às 16 horas
    Posto Dante: fechado
    Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
    Posto Osasco: das 8 às 16h30

    01 de maio, terça-feira (dia do trabalho)
    Posto Clínicas: das 8 às 17 horas 
    Posto Barueri: fechado 
    Posto Dante: fechado
    Posto Mandaqui: fechado 
    Posto Osasco: fechado 

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    Por Rebeca Valois, da Agência Saúde 

    Atendimento à imprensa
    (61) 3315-3580 / 2351

    Por Fabio Roberto Pereira
    Atendimento Imprensa
    (11)981502714





    Fonte: Portal da Saúde